15 de abril de 2008

Moda e a Sétima Arte

Priscilla Venâncio
Graduanda de Estilismo e Moda
Universidade Federal do Ceará
e-mail: pri_venancio@yahoo.com.br


Se formos pensar a relação entre Moda e Cinema, não há dúvidas de que um interage com o outro desde o surgimento do cinema. Atualmente é mais fácil pensarmos em Moda e Televisão. O cinema desempenhava um papel de agente social, levando a população a sair de casa e interagir com os demais, podendo então ter acesso ao que as estrelas usavam e como se comportavam. A televisão após a II Guerra Mundial, mais popular e comercializada, tornou-se o meio de comunicação e cultura mais difundido e mais ‘democrático’. Porém, ainda assim, não se pode descartar a grande influência que a Moda exerce sobre a Sétima Arte, ou o inverso.
O cinema não pode ser definido apenas como difusor de Moda, relacionada à indumentária, mas também de comportamento. Conceitos, como de beleza, de masculinidade e feminilidade foram ditados e tabus foram discutidos a partir dos filmes, apesar da grande polêmica que causavam. Podemos citar inúmeros filmes que ao longo das décadas deixaram a sua marca, não só como documentos históricos, que legitimam a indumentária e os costumes da época, mas também como lançadores de Moda quando foram lançados.
Como exemplo polêmico, que desafiou os conceitos da época, o filme “Juventude Transviada” (1955), com James Dean e seu estilo despojado de vestir e de se portar diante da sociedade. Trazendo para as lojas a famosa camiseta branca, antes usada apenas como ‘roupa de baixo’. Outro exemplo é o biquíni xadrez usado por Brigite Bardot no filme “E Deus criou a mulher” (1956), que apesar de ser um escândalo para a época uma mulher aparecer nas telas vestindo apenas um biquíni, foi bastante copiado por mulheres do mundo todo.
Já tratando da relação inversa, da Moda influenciando o Cinema, o exemplo mais atual que temos é o filme “O Diabo veste Prada” (2006), filme que retrata o mundo da Moda com seu glamour, seus defeitos e intrigas, mas principalmente mostrando a importância dela na sociedade.
O Dragão Fashion Brasil 2008 vem trazendo como tema de sua nona edição “Dragão de todas as artes” focando o artesanato, as artes plásticas, cinema e a relação destas com a Moda. Temos então uma ótima oportunidade de pensar nesse assunto, tirando dos nossos antigos conceitos que Moda é apenas vestir.