15 de abril de 2008

O cinema perde a sua brasa – apaga-se, aos poucos, o fogo na sétima arte

Por Ivna Macedo
Graduanda de Estilismo e Moda
Universidade Federal do Ceará
Email: ivnam@live.com
A imagem é algo intrínseco quando se fala de moda. Barthes analisa a moda sob diversos aspectos: lingüísticos, psicológicos e, inclusive, o da imagem. A imagem da moda pode ser representada por inúmeras áreas. Essa imagem pode ser expressa na fotografia, com editoriais de revistas de moda como a Vogue, L’Officiel ou Elle; no artesanato, com estilistas genuinamente brasileiros como Mark Greiner ou Lino Villaventura; na publicidade com campanhas publicitárias das grandes marcas; nas artes plásticas, que, cada vez mais, se unem às tendências da moda. Na sociedade atual, estamos sendo bombardeados de imagens o tempo todo, por todos os lados.
A moda como imagem também está no cinema. Essa faceta da arte está cheia de referências de moda. Não só com filmes temáticos sobre ela como: Prêt-à-porter, sátira de humor negro dirigida por Robert Altman que fala de uma série de romances que ocorrem durante a semana de moda de Paris e mistura a realidade dos desfiles com a ficção do enredo; e o mais recente O diabo veste Prada, dirigido por David Frankel que, supostamente, conta a história da famosa, porém hostil editora da revista Vogue americana, mas também pode ser expressa nos figurinos memoráveis de filmes ganhadores do Oscar de melhor figurino como: Moulin Rouge, Titanic, Gladiador, Shakespeare apaixonado, Memórias de uma Gueixa e tantos outros que nos remetem a lugares e datas somente pela magia visual.
O cinema traz muitas referências marcantes da moda, não só nas telonas, mas fora delas também: atrizes e atores de Hollywood são grandes trend-setters. Todo ano saem críticas sobre os mais chiques e os nem tanto assim do tapete vermelho da premiação mais esperada do calendário. Porém, em suas últimas edições o vermelho do tapete tem perdido seu glamouroso brilho. Vestidos e trajes repetitivos têm sido motivo de tédio entre os principais jornalistas de moda. A imagem da moda têm achado outras vertentes para se mostrar como em clipes musicais, internet, televisão... as figuras mais inesperadas estão se tornando celebridades com a ajuda da alavanca social que é a moda.
BIBLIOGRAFIA
BARTHES, Roland. Sistema da moda. Sao Paulo: Nacional, 1979. 301p
http://www.iMDb.com
http://www.oscar.com