9 de junho de 2008

Artesanato - da arte à cultura no contexto da moda no Dragão Fashion Brasil

Dayana Felicia Rodrigues dos santos
Estudante de Estilismo e Moda
Universidade Federal do Ceará
dayfelicia@hotmail.com

O Dragão Fashion Brasil em sua oitava edição convida-nos a buscar as relações da moda com diversas artes e a cultura, tema bem visto aqui no Ceará. E no meio de todas as artes evidenciamos o artesanato, uma das artes mais antigas e atualmente muito ligada a moda. Colocar o artesanato no meio de tanto ‘glamour’ faz com que ele seja mais bem visto por aqueles que não conseguem percebê-lo como parte essencial da moda. O evento deste ano promete colocar a cultura e a moda lado a lado, mostrando a verdadeira ligação entre moda, cultura e arte. A moda é uma arte e a cultura é lida com muita atenção pelos estilistas que se referenciam nela para criar novos estilos e tendências.

“...O ser humano que lida com a arte, seja ela: cênica, visual ou sonora, certamente encontra-se passos adiante dos que não têm contato com o objeto estético. É preciso ser artista e se recriar a cada dia.”

A cultura está ligada à produção vestimental dos povos e o artesanato conta grande parte dessa história. Antes se dizia que o artesanato era um trabalho manual com uma essência de produção artesã, feita no âmbito doméstico e caracterizado por regiões e culturas locais. Mas como caracterizar as pequenas fábricas de artesanato que encontramos hoje por aí.? Então, podemos observar que não temos como deixar esse conceito prevalecer, pois o artesanato é mais que tradição na nossa vida, seja urbano ou rural. Ele vem mudando, acompanhando as mudanças da sociedade, e hoje interage com várias formas de arte. A criação feita pelos artesãos é reinventada sempre, pois o artista sabe a hora de recriar sua arte, e a moda integra o artesanato e vice-versa, com esse mesmo poder de reinventar arte e criações de acordo com a necessidade do momento. O apoio dado ao artesanato, e a todas as outras artes, na oitava edição do Dragão Fashion Brasil favorece e enriquece a moda e a cultura do nosso país, que sempre coloca uma perspectiva regional em alta, ressaltando a importância particular da sua história e da sua arte. Com a atenção desse grande evento espero que não só o artesanato como todas as artes visitadas durante o Dragão Fashion tenham maior aproximação com o campo da moda, enquanto formas expressivas da civilização atual.

Bibliografia
http://www.infoescola.com/artes/o-que-e-arte/
http://sobredesign.wordpress.com/2006/09/14/artesanato-e-design/
http://www.augustobezerril.com.br/noticia.php?idn=1844
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=511014