As Artes visuais, como aliada na transformação do produto de moda em objeto de desejo, com destaque para produção de moda.
Janete Guilherme de Souza
Curso de Estilismo e Moda
Universidade Federal do Ceará
e-mail: janetyguilherme@gmail.com
Há alguns anos a moda deixou de ser imposição de formas e valores, foi-se o tempo em que estar na moda significa seguir regras ditadas pelas tendências de cada estação. A moda mudou seu foco, passou a valorizar o comportamento, atitude e a maneira de comunicar-se de seu consumidor. A pesquisa intensa e o respeito das características pessoais e dos grupos formam uma nova maneira de encontrar o individuo e o que ele procura. E afinal, como nós consumidores sabemos o que é feito para nós? O que nos motiva a comprar determinado produto?
Vários podem ser os motivos, mas, o desejo e a identificação do consumidor com o produto se tornam o primeiro impulso de compra. Para isso, inúmeras são as fontes de informação ao consumidor, revistas de moda, internet, desfiles, cinema, novelas na TV e a publicidade em geral. Um universo de coreografias que estimulam as necessidades de compra, sempre na busca do belo e do bem estar provocados por ele.
E a produção de moda?
Nesse contexto a produção de moda exerce papel fundamental nesta simetria de movimentos e imagens, fornecendo pistas e influenciando as tendências de moda e beleza.
“A estética é mais nobre do que a ética. Ela pertence a uma esfera mais espiritual. Distinguir a beleza de um objeto é o fim mais elevado que podemos chegar. No desenvolvimento do indivíduo, mesmo a noção de cor é mais importante do que a noção de certo e errado”. (Oscar Wilde)
Tudo começa com o olhar, e neste olhar a fotografia tem papel fundamental de venda daquele momento ou desejo que possa vir a ser do consumidor. No processo de produção de moda, vemos surgir à construção de uma nova identidade de um novo sujeito que se desfaz da sua pessoa e assume um novo papel, um novo eu que juntamente com o cenário, peças de roupas e tudo mais para a construção do belo, trazem um significado de consumo.
Desde a inclusão da fotografia como elemento de mídia para a moda, há uma valorização do corpo, interpretado como imagem e ao mesmo tempo como veiculo de comunicação. Par isso atributos físicos e expressões faciais são importantes para escolha da modelo que ira interpretar o comportamento feminino criado para aquela consumidora especifica.
Ou seja, é neste cenário de coreografias, “modelos-atores”, peças que provocam desejo de consumo, e indivíduos que não mais se satisfazem em consumir o produto e sim todo o conceito por traz dele, que se perpetua o processo de mídia em torno da moda.
Bibliografia
BAURILLARD, Jean. A sociedade e consumo. Rio de Janeiro: Edições 70, 1991.
PRECIOSA, Rosane. Produção Estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida. / São Paulo: editora Anhembi Morumbi, 2005.
Há alguns anos a moda deixou de ser imposição de formas e valores, foi-se o tempo em que estar na moda significa seguir regras ditadas pelas tendências de cada estação. A moda mudou seu foco, passou a valorizar o comportamento, atitude e a maneira de comunicar-se de seu consumidor. A pesquisa intensa e o respeito das características pessoais e dos grupos formam uma nova maneira de encontrar o individuo e o que ele procura. E afinal, como nós consumidores sabemos o que é feito para nós? O que nos motiva a comprar determinado produto?
Vários podem ser os motivos, mas, o desejo e a identificação do consumidor com o produto se tornam o primeiro impulso de compra. Para isso, inúmeras são as fontes de informação ao consumidor, revistas de moda, internet, desfiles, cinema, novelas na TV e a publicidade em geral. Um universo de coreografias que estimulam as necessidades de compra, sempre na busca do belo e do bem estar provocados por ele.
E a produção de moda?
Nesse contexto a produção de moda exerce papel fundamental nesta simetria de movimentos e imagens, fornecendo pistas e influenciando as tendências de moda e beleza.
“A estética é mais nobre do que a ética. Ela pertence a uma esfera mais espiritual. Distinguir a beleza de um objeto é o fim mais elevado que podemos chegar. No desenvolvimento do indivíduo, mesmo a noção de cor é mais importante do que a noção de certo e errado”. (Oscar Wilde)
Tudo começa com o olhar, e neste olhar a fotografia tem papel fundamental de venda daquele momento ou desejo que possa vir a ser do consumidor. No processo de produção de moda, vemos surgir à construção de uma nova identidade de um novo sujeito que se desfaz da sua pessoa e assume um novo papel, um novo eu que juntamente com o cenário, peças de roupas e tudo mais para a construção do belo, trazem um significado de consumo.
Desde a inclusão da fotografia como elemento de mídia para a moda, há uma valorização do corpo, interpretado como imagem e ao mesmo tempo como veiculo de comunicação. Par isso atributos físicos e expressões faciais são importantes para escolha da modelo que ira interpretar o comportamento feminino criado para aquela consumidora especifica.
Ou seja, é neste cenário de coreografias, “modelos-atores”, peças que provocam desejo de consumo, e indivíduos que não mais se satisfazem em consumir o produto e sim todo o conceito por traz dele, que se perpetua o processo de mídia em torno da moda.
Bibliografia
BAURILLARD, Jean. A sociedade e consumo. Rio de Janeiro: Edições 70, 1991.
PRECIOSA, Rosane. Produção Estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida. / São Paulo: editora Anhembi Morumbi, 2005.