25 de junho de 2008

DRAGÃO DE TODAS AS ARTES - Coreografias do Belo


As Artes visuais, como aliada na transformação do produto de moda em objeto de desejo, com destaque para produção de moda.

Janete Guilherme de Souza
Curso de Estilismo e Moda
Universidade Federal do Ceará
e-mail: janetyguilherme@gmail.com


Há alguns anos a moda deixou de ser imposição de formas e valores, foi-se o tempo em que estar na moda significa seguir regras ditadas pelas tendências de cada estação. A moda mudou seu foco, passou a valorizar o comportamento, atitude e a maneira de comunicar-se de seu consumidor. A pesquisa intensa e o respeito das características pessoais e dos grupos formam uma nova maneira de encontrar o individuo e o que ele procura. E afinal, como nós consumidores sabemos o que é feito para nós? O que nos motiva a comprar determinado produto?
Vários podem ser os motivos, mas, o desejo e a identificação do consumidor com o produto se tornam o primeiro impulso de compra. Para isso, inúmeras são as fontes de informação ao consumidor, revistas de moda, internet, desfiles, cinema, novelas na TV e a publicidade em geral. Um universo de coreografias que estimulam as necessidades de compra, sempre na busca do belo e do bem estar provocados por ele.

E a produção de moda?

Nesse contexto a produção de moda exerce papel fundamental nesta simetria de movimentos e imagens, fornecendo pistas e influenciando as tendências de moda e beleza.

“A estética é mais nobre do que a ética. Ela pertence a uma esfera mais espiritual. Distinguir a beleza de um objeto é o fim mais elevado que podemos chegar. No desenvolvimento do indivíduo, mesmo a noção de cor é mais importante do que a noção de certo e errado”. (Oscar Wilde)


Tudo começa com o olhar, e neste olhar a fotografia tem papel fundamental de venda daquele momento ou desejo que possa vir a ser do consumidor. No processo de produção de moda, vemos surgir à construção de uma nova identidade de um novo sujeito que se desfaz da sua pessoa e assume um novo papel, um novo eu que juntamente com o cenário, peças de roupas e tudo mais para a construção do belo, trazem um significado de consumo.
Desde a inclusão da fotografia como elemento de mídia para a moda, há uma valorização do corpo, interpretado como imagem e ao mesmo tempo como veiculo de comunicação. Par isso atributos físicos e expressões faciais são importantes para escolha da modelo que ira interpretar o comportamento feminino criado para aquela consumidora especifica.
Ou seja, é neste cenário de coreografias, “modelos-atores”, peças que provocam desejo de consumo, e indivíduos que não mais se satisfazem em consumir o produto e sim todo o conceito por traz dele, que se perpetua o processo de mídia em torno da moda.

Bibliografia

BAURILLARD, Jean. A sociedade e consumo. Rio de Janeiro: Edições 70, 1991.
PRECIOSA, Rosane. Produção Estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida. / São Paulo: editora Anhembi Morumbi, 2005.