9 de junho de 2008

Dragão Fashion: divulgando a cultura, a arte e a moda do Ceará

Ticiany Sampaio Santos
Graduanda de Estilismo e Moda
Universidade Federal do Ceará
ticy_sininho@hotmail.com

Considerado por muitos o maior evento de moda conceitual do Brasil, o Dragão Fashion chega em 2008 com o intuito de unir definitivamente moda e arte, com o tema “Dragão de todas as artes”. Um evento que amplia sua importância em todo o país como catalisador e divulgador de novos profissionais de toda a região. Neste ano o Dragão Fashion dará ênfase à cultura cinematográfica e artística do Nordeste, com a associação do evento ao Cine Ceará e ao Salão de Abril.
Como nos outros anos a programação abriu espaços para estilistas regionais renomados, por exemplo, o profissional Mack Greiner, que tem uma boa visibilidade em outros estados. Além de abrir portas para novos talentos mostrando belíssimos trabalhos de estilistas nordestinos, acadêmicos ou não, em concursos. Dá ao Ceará à oportunidade de apreciar trabalhos de artistas e estudiosos da moda, de amplitude nacional e internacional, tanto pela exibição de peças e desfiles, como pelo “Dragão pensando moda”, onde ocorrerão palestras e mesas redondas com convidados. Um prato cheio para a mídia, estudantes e fashionistas.
Particularmente a maior importância do “Dragão” está no âmbito profissional e acadêmico, na oportunidade de promoção de novas empresas, artesãos, estilistas e estudantes da área de moda e outras, na divulgação de novos meios artísticos e sua associação com a moda, abrindo portas e mentes para a mistura e o aproveitamento do que é feito no estado.
É de conhecimento mundial a influência do cinema, do artesanato e das artes na moda, e essa seria uma ótima oportunidade de dar verdadeira ênfase articulação tripla na cultura e na moda Cearense, e de divulgar isso ao público em geral. A cultura e os profissionais regionais sendo valorizados por um grande evento, que começa tendo a iniciativa privada, e depois abre as portas para o público em geral, é uma boa oportunidade para esse mesmo espectador começar a reconhecer o valor da produção de sua região e tentar iguala-lo aos de outras lugares em qualidade e originalidade.

Bibliografia - Sites:
http://www.augustobezerril.com.br/
http://www.buganet.com.br/
http://www.textilia.net/
http://www.dragaofashion.com.br/
http://www.carreirafashion.com.br/
http://www.profissãomoda.com.br/