9 de junho de 2008

Moda e arte - entremeios

Katiana Lopes Galdino
Graduanda em Estilismo e Moda
Universidade Federal do Ceará
kati.bb@hotmail.com



O 9o Dragão Fashion Brasil discutiu a relação entre moda e arte. O cinema, o artesanato e as artes plásticas inseridos no mundo da moda para pensarmos, discutirmos e abrirmos os horizontes ao novo, para um novo cotidiano que trás o extraordinário às passarelas, como perfeitas obras de arte.
Esse novo conceito de moda-arte trás inúmeras divergências, pois não se pode afirmar, sem correr o risco de estabelecer uma polêmica, que a moda é realmente arte. Se para algumas as pessoas essa relação é uma obviedade, há os que afirmam que moda nunca poderá ser confundida ou traduzida como arte, já que é uma indústria para o consumo e a efemeridade.
O DFB nos trouxe um arsenal de arte em sua composição. Inúmeros estilistas mostraram que a moda pode estar muito próxima da arte. Obras primorosas encantaram nossos olhos nesse evento. O estilista Mark Grainer e o escultor Efrain Almeida entraram em sintonia e fizeram das passarelas um museu, expondo obras primas. Essa edição do DFB transpirou moda, arte e cultura.
Moda pode ser uma expressão de arte, mas nem toda moda é arte. Como distinguir? Para isso devem-se aguçar olhares, avaliar cautelosamente e viver essa nova etapa que nos trás a arte na moda, nos fazendo repensar conceitos, olhar a moda, a arte, a vida de uma maneira mais ampla.