9 de junho de 2008

DRAGÃO DE TODAS AS ARTES- entrelaces artísticos

Carolina de Mendonça
Graduanda em Estilismo E Moda
Universidade Federal do Ceará
carolinadoestilo@hotmail.com


Moda sempre foi um espelho de grandes movimentos da humanidade, abrangendo várias formas de manifestações das culturas, desde as mais arcaicas às mais rebuscadas. É possível perceber esta interligação desde a música e cinema ao artesanato.
Não foi à toa que a primeira edição da versão brasileira da “ROLLING STONE” tinha Gisele Bundchen na capa, mostrando que moda e música sempre estiveram relacionadas, pois não dá para pensar em moda sem música, nem música sem moda.
É possível verificar que bandas e cantores, frequentemente ditam moda e tendência e são verdadeiros formadores de opinião. Nos desfiles de moda, a trilha sonora do desfile é fundamental para a atmosfera fashion que rodeia esse universo.
Com o avanço da tecnologia, e principalmente da comunicação, o mundo evoluiu e a indumentária também, havendo ainda um grande desenvolvimento nas formas de disseminação da moda, que se tornou mais rápida com a invenção do cinema, transformando a roupa e a vida das estrelas em objeto de desejo. O figurino de cada personagem é peculiar, evidenciando, que moda acima de tudo é uma ferramenta de comunicação, e ainda, uma forma de se integrar em determinada tribo ou grupo. O figurino está cheio de significados, determinando seu valor social. Moda e cinema vendem sonhos. O cinema, com o tempo, deixou de ser apenas uma referência de moda e comportamento, para ser também a grande indústria vendedora de moda do mundo.
E nos últimos anos, o artesanato, antes visto como tradição, tem mostrado uma forte ligação com a arte e o universo fashion, através de peças criativas e originais, aplicadas em roupas e acessórios. A criatividade do artesanato brasileiro, aliado à diversidade cultural do nosso país, tem despertado interesse até em outros países, que conseguiram perceber o valor estético e comercial da nossa cultura. A arte artesanal local se tornou uma forte aliada para consumidores que querem ser únicos, não aderem às padronizações, e apreciam o que é singular, individual, personificado, com identidade própria.