9 de junho de 2008

Moda e Arte: interações no Dragão 2008

Giulliana Eline Coelho Ferreira Carvalho
Graduanda em Estilismo e Moda
Universidade Federal do Ceará
giulliana.eline@gmail.com

O “Dragão de Todas as Artes”, tema do Dragão Fashion de 2008 propõe uma interação e aprofundamento das relações entre moda, artes visuais, cinema e artesanato solidário. Estando a moda inserida em todos os campos de nossa sociedade. Ao estabelecermos diretamente esse link, ponderamos sobre o criar moda como uma arte ligada a todas as outras.
O estilista, assim como todo artista, precisa mergulhar em um mundo de inspirações, cores, formas, texturas, volumes e até mesmo no comportamento daqueles a quem se destinam suas criações. Tudo o que se pode ver, torna-se inspiração para o criador de arte.
No cinema, por exemplo, basicamente cada produção é diretamente dependente de seu figurino, tanto quanto de seu cenário e ambientação. O que cada personagem veste nos ajudará a interpretar seus papéis e importância no contexto da história, bem como a época, a cultura, do lugar em questão.
Considerando moda também uma arte visual, é possível encontrar uma relação direta com toda arte que está ao alcance de nossos olhos, especialmente por ela ser um termômetro de comportamentos e tendências da sociedade globalizada em que vivemos.
O processo criativo, base de todas essas artes, também está presente no artesanato, que vem ganhando força com sua interação direta com a moda local e melhor, tem cada vez mais saído de nosso estado para invadir as ruas e passarelas do país inteiro e até do mundo. Tal impulso deve-se ao incentivo de eventos como o Dragão Fashion, que procuram enriquecer e valorizar nossa moda e cultura, abrindo espaço para a revelação do que há em nosso estado.