25 de junho de 2008

Um passo adiante

Autora: Rachel Cordeiro
Estudante de Moda
Universidade Federal do Ceará
rachel.a.cordeiro@gmail.com

Conceito e arte em prol de um bom produto: esta foi a proposta da IX edição do Dragão Fashion Brasil. Unir em um único espaço várias artes que estimulam a mente e a percepção e assim transformar o que era antes uma exibição de moda em uma experência mágica e cultural.
Desde a primeira edição, o Dragão Fashion tem buscado valorizar a moda, a cultura e o artesanato local.
A criatividade e o poder de adaptação das mentes novas sempre foi desafiado, ano após ano, em um concurso de novos talentos com temas que estimulam o uso do artesanato.
Porém, o Ceará é uma grande capital do Brasil, o terceiro maior pólo têxtil do país e o que parece é que o artesanato usado solo ou aplicado em roupas é a única coisa boa que temos para oferecer quando se trata de moda-conceito.
Claro que o artesanato deve ser posto no lugar que merece: é a cultura do Ceará, é um trabalho demorado e detalhado, ajuda famílias e gira o capital da cidade e do Estado, mas não é só isso que temos a oferecer para o mundo como nos é feito acreditar. Existem mentes criativas que conseguem desenvolver moda-poesia, luxo, agressividade metropolitana, baseada em barulho e poluição, em movimentos frenéticos de carros e pessoas; porém ainda não há espaço para essa mente desabrochar. Na maioria das vezes, persiste a idéia que o sertão é o único caminho para criação e o que vem do “asfalto” não é arte.
O Ceará deve estimular a opinião metropolitana também. O artesanato está no sangue, não dá para negar, porém a identidade não é formada apenas por isso. Criadores que desejam fazer uma breve referência ao artesanato mas com uma mensagem diferente também deveriam ser estimulados à mostrar o trabalho para um público.
O desfile da dupla catarinense Marcussoon mostrou maxi-fuxicos como bolsos, aplicações em feltro e arranjos artesanais para cabeça com apelo urbano dentro das tendências de moda para o inverno, sendo, de longe, um dos melhores a passar nas passarelas do centro de convenções, justamente por ter artesanato revisitado.