26 de março de 2008

DFB: Moda incentivando a cultura

Juliana Rebouças
Graduando em Estilismo e Moda
Universidade Federal do Ceará
ju_372@hotmail.com

Nove anos de historia, trabalho e notoriedade. O Dragão Fashion Brasil é considerado um dos mais importantes eventos de Moda do Brasil e graças a ele, alguns dos melhores designers de moda cearenses são conhecidos pelo mercado nacional hoje. E ainda melhor é a certeza de que o concurso para novos talentos continuará permitindo o acesso desses jovens criadores ao mercado.
Espaço de idéias, tendo sempre um tema mobilizador, os criadores apresentam roupas impregnadas com conceitos inovadores e vanguardistas. São esses conceitos que transformam a roupa do dia a dia, que perdeu seu caráter utilitário ou decorativo, e ganha os sentidos de um objeto de arte.
As idéias abstratas que a roupa recebe é o que alimenta o dinamismo da moda comercial, pois é a imagem do “não usual” que se cria a nossa roupa do dia-a-dia, alimentando famílias e imaginários pulsantes. Pensando em sustento e na realidade de quem faz roupa e moda, o Dragão Fashion Brasil sempre pousa o olhar em técnicas antigas e construídas por processos artesanais.
Essa valorização é um estímulo criativo e intelectual, tanto para o jovem criador, que abre os olhos para o que parece trivial e comum, como para o artesanato, muito inserido na realidade cotidiana. O artesão se sente parte da realidade contemporânea, ao ver seu trabalho admirado quando exposto, misturado ao trabalho dos novos designers, e sendo conhecido e reconhecido pelos espectadores, tanto os estudantes de moda, arte, design e afins. Sem dúvida, assistir ao triunfo de um trabalho é um alimento para o espírito, fazendo emocionar, proporcionando experiências estéticas, que não se sabe de onde surgem.

Quando essa prêta
Começa a tratar do cabelo
É de se olhar
Toda trama da trança
Transa do cabelo
Conchas do mar
Ela manda buscar
Prá botar no cabelo
Toda minúcia, toda delícia... (Gilberto Gil)