27 de março de 2008

Um rico artesanato sertanejo

Samara Lima
Graduanda em Estilismo e Moda da UFC
samara_c_l@msn.com

O Dragão Fashion desse ano será inspirado em todas as artes. Será uma mistura de cinema, artesanato, artes plásticas e, é claro, moda! As artes cearenses estarão sendo divulgadas para que os visitantes do evento tomem conhecimento da riqueza desses aspectos de nossa cultura.
O artesanato deve ser um tema destacado, visto que, do nosso estado, é possível dizer que temos uma mistura de elementos artesanais que deram certo. Um pouco da cultura européia, africana e dos nativos da nossa terra se fundiram e fazem sucesso tanto nas passarelas, na high society e para venda de souvenires. Não é a toa que ele continua em alta e vem sempre se renovando, mas, claro, buscando preservar suas características que são seu ponto forte. A renda, o labirinto, a cerâmica, o barro, a palha, a corda, artefatos em couro, garrafas com areias coloridas são alguns dos elementos que fazem parte do artesanato cearense e que inseridos no ramo da moda fazem o diferencial. Muitas criações dos artesãos utilizando essas técnicas chamam atenção dos turistas e têm bons lucros principalmente com esse público. No Mercado Central, por exemplo, podem ser encontradas belíssimas peças produzidas pelos nossos artesãos.
Sem dúvida, o artesanato cearense deve ter seu posto garantido no Dragão Fashion, apesar de o cinema e as artes plásticas daqui também terem destaque, mas quem conhece o trabalho dos artesãos do Ceará pode afirmar como diria o compositor Catulo da Paixão Cearense: “Não há, ó gente, ó não, artesanato como esse do nosso sertão.”