27 de março de 2008

O Dragão de Moda e de Artes Plásticas

Letícia Bernardo Carvalho.
Graduanda do curso de Estilismo e Moda da Universidade Federal do Ceará.
leticiabcarvalho@gmail.com

Dragão de todas as artes reúne cinema, moda, artesanato e artes plásticas. Todas elas têm seu significativo valor para a sociedade como formas belas de expressão do sentimento humano. Porém, a moda e as artes plásticas são indescritíveis nesse aspecto. E elas não devem ficar de fora desse Dragão de todas as artes.
Não se pode fazer arte sem sentimento. Por isso, as artes plásticas e a moda são intensas representações do sentimento humano. Não é somente esculpir ou copiar um modelo conforme as tendências das respectivas artes.
Um exemplo grandioso da demonstração do sentimento na moda brasileira é Zuzu Angel, que primeiramente fazia roupas para as primeiras-damas de militares, na época da ditadura, e chegou a fazer desfiles na Semana de Moda de Nova Iorque ressaltando como o Brasil estava bem. Até seu filho ser vítima das cruéis torturas. O memorável desfile que faz na Semana de Moda de Nova Iorque foi uma das primeiras formas de fazer o mundo tomar conhecimento da violência terrível que estava acontecendo no Brasil.
Nas artes plásticas, muitas pessoas denunciaram, aclamaram, se venderam, enfim, sentiram o que estavam passando com a época e com elas mesmas. Não se pode esquecer da dor e da perplexidade de Pablo Picasso quando fez Guernica, representando sua cidade natal devastada pela guerra civil espanhola. No seu testamento, declara que o quadro pertencia ao povo espanhol e que só retornaria à Espanha depois que o fascismo fosse derrotado. E demorou quase meio século para isso acontecer.
Por isso, no Dragão de todas as artes, não se deve dissociar moda e artes plásticas, pois seria um evento incompleto. É preciso impactar com formas e cores, com modelos e atitudes as perplexidades de uma sociedade anestesiada pelo consumismo conformista.

BIBLIOGRAFIA:
*SCHIMIDT, Mario. Nova História Crítica. São Paulo: Editora Nova Geração, 2005.