25 de março de 2008

Moda e dragão: Arte Viva

Isabela Cavalcante Cordeiro
Graduanda de Estilismo e Moda
Universidade Federal do Ceará
e-mail: isaccordeiro@hotmail.com

O que pensar de eventos de moda que não tem uma verdadeira proposta estética? Que expõe a moda apenas como mercadoria e não como um movimento cultural e artístico, a fim de retratar o momento vivido por uma sociedade ou parte dela?
O Dragão Fashion está abrindo espaço para mostrar que a moda não é mera mercadoria, mas sim uma verdadeira forma de expressão artística, que comparado com um quadro tem, ao invés da moldura que finaliza a tela, o corpo, o movimento e a personalidade da pessoa humana para lhe fazer real e verdadeiramente admirável, sendo assim traduzida como uma arte viva e dinâmica, onde através dela se pode expressar a personalidade, os anseios e as necessidades de um grupo.
Algumas pessoas podem não conseguir ver ligação entre moda e arte, mas assim como a pintura, a escultura e a arquitetura, a moda se preocupa com os elementos fundamentais para sua construção, que são o equilíbrio de volumes, linhas, cores e ritmos, ou seja, como qualquer artista o criador de modas inscreve-se dentro do mundo das Formas e, portando, no mundo das artes.
Já há algumas edições, o Dragão vem tentando ressaltar e impulsionar a cultura local, mostrando para todo o Brasil que o Ceará é também capaz de fazer MODA. Uma moda conceitual e artística, mas também usável e que pode ser desejada por pessoas de todos os lugares do mundo, como forma de expressar não só a personalidade de quem a usa, mas toda uma carga cultural e social, como é o caso do artesanato, forte marca desta sociedade, afinal, como diz Barroso Neto, identificar, resgatar e promover os principais produto de forte identidade regional, coloca em evidência suas raízes, sua história e sua trajetória.
Este evento está a cada edição se consolidando mais dentro dos eventos de moda, pois está pensando e mostrando moda, com essência e personalidade, algo que se está esperando há tempos no Brasil, uma moda verdadeiramente criativa e brasileira.

Bibliografia:

SOUZA, G. M. e.. O Espírito das Roupas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005

BARROSO NETO, E.. Curso design, identidade cultural e artesanato. Mód. I e II, Fortaleza: FIEC/IEL/COMPI/SEBRAE, 2002.

Bibliografia Sugerida:

BARNARD, M.. MODA E COMUNICAÇÃO. Tradução: Lúcia Olinto. Rio de Janeiro, Rocco,2003.