26 de março de 2008

Tradicional vocação cearense para o artesanato

Mariane Maia Gomes
Graduanda em Estilismo e Moda
Universidade Federal do Ceará
marimaiag@yahoo.com.br

Graças à criatividade do seu povo, o Ceará é reconhecido e admirado no dentro e fora do Brasil, não só por suas belas praias, mas também pela diversidade de artesanato existente em nosso estado. Diversas tipologias compõem o cenário do artesanato cearense, como: as rendas, bordados, tecelagem, couro, cerâmica, metal, cestaria e trançado, imaginários lembranças, artes gráficas, alimentos e bebidas, entre outros.
O Ceará tem sua imagem ligada à figura da mulher rendeira. A renda é um dos produtos cearenses mais conhecidos assim como o bordado. Ambos já estiveram presentes em coleções de grandes estilistas, como Lino Villaventura e Valentino. Isso mostra um potencial interno, local, que nem sempre é valorizado e inserido na moda como poderia.
A junção artesanato e moda agrega maior valor ao produto. Além de difundir a cultura cearense, torna-se potencialmente um diferencial de mercado. Nós temos um pólo de confecção em expansão, que, aliado ao artesanato, ganharia uma característica singular de competitividade. Desde que, essa inserção fosse feita acompanhando as exigências de mercado, mas sem sofrer descaracterização, respeitando as tradições das técnicas.
Contudo, as aplicações do artesanato na moda, não só podem ser de forma direta, como a utilização de rendas e bordados, por exemplo, mas também podemos buscar inspiração em outros tipos de artesanato, utilizando-se de suas cores, formas, texturas. Resgatando assim, nossas raízes, difundindo nossa cultura, que é dotada de tanta beleza, significados e peculariedades. Além de gerar uma maior renda para a classe de artesãos, que na maioria dos casos tem no artesanato a sua única fonte de renda.

Referências bibliográficas

JORGE, Luciana França. O artesanato como arte aplicada e sua inserção na moda cearense. Monografia do curso de Estilismo e Moda. Universidade Federal do Ceará; 2001
Comercialização artesanal. Disponível em: . Acessado em: 18 março 2008